Seja notificado de novas mensagens. Ativar notificações da área de trabalho.

voltar

Prof. Vinicius Lain bit.ly/agendalain

Médico | Especialização em Cirurgia Vascular 
CRM-27981

Acad. Matheus Machado Rech

Acadêmico de Medicina - UCS (Caxias do Sul-RS)
797 visualizações - 21/10/2019
2 minutos de Leitura

Efeito Nocebo

O efeito Nocebo - do latim “fazer mal” ou “Nocivo” – é o nome que se dá à variante negativa do efeito placebo, ou seja, enquanto o efeito placebo induz a resposta desejada à medicação ou outros fenômenos, o efeito nocebo provoca um efeito negativo.

Ambos os efeitos são psicogênicos, isto é, derivam da mentalidade do paciente. Seus mecanismos não são totalmente conhecidos, porém, sabe-se que profundamente atrelado ao sistema de crenças do individuo. Conhece-se também o fator neurobiológico que advém desse sistema e sabe-se que tem efeito sobre colecistoquina, opiódes endógenos(fabricados pelo próprio corpo) e dopamina.

Exemplos do efeito nocebo

Estudos mostram também que o a linguagem verbal e não-verbal do médico na hora de explicar sobre um tratamento, seja ele conservador ou cirúrgico. Por exemplo, em pacientes com o medicamento placebo que sentem apenas os efeitos colaterais de uma medicação e não os curativos.

Da mesma maneira, a troca de um medicamento de marca por um medicamento genérico, mesmo que com componentes idênticos, é amiúde associada a um aumento dos eventos adversos indesejáveis, podendo levar à suspensão do tratamento.

Em relação à doença de Parkinson, uma revisão da literatura mostrou que a velocidade dos movimentos analisada em pacientes com Parkinson que haviam tido implantados eletrodos no núcleo subtalâmico(parte do cérebro relacionada aos movimentos) para estimulação cerebral profunda, variou conforme a expectativa destes. Eles esperavam, sendo questionados antes, um bom desempenho motor ou um desempenho motor ruim. O movimento da mão era mais rápido quando os pacientes esperavam um bom desempenho motor do que quando esperavam um mau desempenho

Estes são alguns dos fenômenos do efeito nocebo que, apesar de se serem de origem neurogênica, de fato, infligem dor ao paciente, e não devem ser menosprezados. Os mecanismos deste efeito ainda precisam de mais pesquisas para serem entendidos em sua plenitude.

Bibliografia

Enck, Paul; Benedetti, Fabrizio; Schedlowski, Manfred. "New Insights into the Placebo and Nocebo Responses". Neuron. 2008

Planès, S., Villier, C., Mallaret, M., The nocebo effect of drugs, Pharma Res Per, 4( 2), 2016

Palavras-chave:

  • Efeito
  • Placebo
  • Nocebo
  • Ensaio Clínico
  • Medicamentos

Qual sua avaliação para o texto acima?