Um fator importante e que gera anseios na iminência da cirurgia é sobre o aparecimento de náuseas e vômitos. De fato, algumas pessoas ficam nauseadas e com vômito no pós-operatório. Embora geralmente não seja grave, ainda pode ser desagradável. Mas existem maneiras de evitar e tratar essas situações.
O que causa náusea e vômito após a cirurgia?
Anestesia geral é a causa mais comum. Mas nem todos que recebem a anestesia geral apresentam esses sintomas. É mais provável que você tenha náuseas e vômitos se: já tiver antes do procedimento cirúrgico; for do sexo feminino; ter menos de 50 anos; histórico passado de náusea e vômitos após cirurgia; uso de certos remédios para dor.
Náuseas e vômitos após a cirurgia podem causar problemas?
Em alguns casos isso pode levar a problemas como:
- A cicatriz cirúrgica abrir;
- Desidratação;
Náuseas e vômitos podem ser evitados?
Os seus médicos irão tentar diminuir os riscos por meio de algumas maneiras, como:
- Uso de anestesia local: Por não ter uma ação sistêmica, ela torna-se menos propicia a causar enjoo e náuseas;
- Evitar certos remédios para dor: os opióides podem causar náuseas e vômitos após a cirurgia. O seu médico pode prescrever a você outros medicamentos para ajudar.
- Administração de medicamentos para prevenir náuseas e vômitos: Os antieméticos são concebidos especialmente para isso. Seu médico os indicará conforme a necessidade.
Quanto tempo dura a náusea e o vômito após a cirurgia?
Depende. A maior parte dos casos melhora em até 24 horas após a cirurgia. Mas pode acontecer de algumas pessoas precisarem continuar no hospital porque ainda possuem náuseas e vômitos.
Apesar das dúvidas e medos da cirurgia e do pós-operatório, lembre-se que a equipe de médicos e enfermeiros responsável por você estará alerta para todas as possibilidades que possam surgir.
Bibliografia
Patient Education: Nausea and Vomiting After Surgery, Uptodate, 2019.